Champix
Varenicline
Champix®
O que é este medicamento?
A VARENICLINA é um medicamento para deixar de fumar. É usado em conjunto com a modificação comportamental e aconselhamento para o ajudar a parar de fumar.
O que é que devo discutir com o meu profissional de cuidados de saúde antes de começar a tomar vareniclina?
Para ter a certeza que pode tomar vareniclina com toda a segurança, informe o seu médico se sofrer de algumas destas condições:
- doenças cardíacas, doenças circulatórias;
- doenças renais (ou se faz diálise);
- historial de depressão ou doenças mentais.
FDA gravidez categoria C. Não é sabido se a vareniclina poderá provocar danos nos fetos. Informe o seu médico se estiver grávida ou a planear engravidar durante a toma deste medicamento. Não é sabido se a vareniclina passa para o leite materno ou se pode vir a causar danos em recém-nascidos ou lactantes. Não tome este medicamento sem informar o seu médico que está a amamentar. Não dê este medicamento a menores de 18 anos de idade
Como é que eu devo usar este medicamento?
Siga integralmente a prescrição do seu médico. Não tome quantidades maiores ou enores, nem mais tempo do que o recomendado. Siga as indicações no rótulo da prescrição.
Você tem à sua escolha 2 maneiras para tomar vareniclina. Pergunte ao seu médico qual dos seguintes métodos é melhor para si:
- Defina uma data para deixar de fumar e comece a tomar vareniclina uma semana antes dessa data. Este período vai permitir ao medicamento começar a agir no seu corpo.
- Também pode começar a tomar vareniclina antes de ter definido a data para parar de fumar. Assim que começar a tomar o medicamento, escolha uma data que se encontre 8 a 35 dias após o início do tratamento.
Para aumentar as suas hipóteses de parar de fumar com sucesso assegure-se de parar de fumar na data que planeou. Tome vareniclina após as refeições com um copo cheio de água. Quando começa a tomar vareniclina, você vai começar por uma dose baixa que aumentará gradualmente ao longo dos primeiros dias do tratamento. Siga de perto a dosagem indicada pelo seu médico.
Na maior parte dos casos, o tratamento com vareniclina dura 12 semanas. O seu médico pode recomendar mais um período de 12 semanas para tomar vareniclina e aumentar as hipóteses para deixar de fumar a longo prazo.
Use vareniclina regularmente para retirar os melhores benefícios. Assegure-se que tem sempre medicamento. Enquanto tomar vareniclina deve estar ao cuidado de um médico.
E se me esquecer de uma dose?
Tome a dose o mais cedo que puder. Ignore a dose no caso de estar quase na hora da próxima dose. Não tome uma dose extra do medicamento para compensar uma dose esquecida.
O que é que devo evitar quando tomar vareniclina?
Este medicamento pode influenciar o seu raciocínio ou reações. Você também pode ter alterações de humor ou comportamento quando deixa de fumar. Até saber como a vareniclina e o processo para parar de fumar o vão afetar, tenha cuidado se conduzir ou se fizer algo que requeira cautela e que esteja alerta.
Não tome outros medicamentos para deixar de fumar enquanto estiver a tomar vareniclina, a menos que o seu médico assim o indique.
Quais os efeitos secundários que poderei sentir com este medicamento?
Procure os serviços de emergência médica se sentir um destes sinais de reação alérgica: urticária; dificuldade em respirar; inchaço na face, lábios, língua ou garganta. Interrompe a toma deste medicamento e contacte o seu medico imediatamente se tiver alterações de humor ou de comportamento, confusão, ansiedade, ataques de pânico, alucinações, terror ou se sentir impulsivo, agitado, agressivo, hostil, deprimido, hiperativo (mentalmente ou fisicamente) ou tem pensamentos suicidas e de provocar danos a si mesmo.
A sua família e outros prestadores de cuidados devem estar alerta para alterações no seu humor ou comportamento.
Procure o seu médico de imediato se tiver algum destes outros efeitos secundários graves:
- dor ou pressão no peito, sensação de aperto no pescoço ou mandíbula, dor difusa para o braço ou ombro, vómitos, suor, sensação de mal-estar geral;
- tonturas ou falta de ar;
- dormência ou fraqueza repentina, em especial num dos lados do corpo
- enxaquecas repentinas, confusão, distúrbios de visão, ou equilíbrio;
- contusões e feridas fáceis, hemorragias invulgares, sangue na urina ou fezes, tosse com sangue ou vómito com coágulos tipo grão de café;
- febre, garganta inflamada e dor de cabeça com severas erupções cutâneas, vermelhidão e descamação da pele;
- ao primeiro sinal de qualquer tipo de erupções cutâneas com bolhas, mesmo se muito ligeiras.
Os efeitos secundários menos graves podem incluir:
- náuseas (podem persistir vários meses);
- dor de estômago, indigestão, prisão de ventre, gases;
- fraqueza, sentimento de cansaço;
- boca seca, sabor desagradável na boca;
- dor de cabeça;
- distúrbios do sono (insónia) ou sonhos fora do habitual.
Onde devo guardar o meu medicamento?
Mantenha-o fora do alcance das crianças.
Armazene-o à temperatura ambiente longe da humidade e do calor.
Deite fora quaisquer medicamentos não usados após a data de validade.