Hydroxychloroquine
Hydroxychloroquine
Hydroxychloroquine em comprimido
Hydroxychloroquine também é usado no tratamento de sintomas de artrite reumatóide e lúpus eritematoso discóide ou sistêmico.
Hydroxychloroquine também é utilizado para tratar os sintomas da artrite reumatóide e discóide ou do lúpus eritematoso sistémico.
Hydroxychloroquine pode ainda ter outras utilizações além das aqui mencionadas.
Não deve usar Hydroxychloroquine se for alérgico à hidroxicloroquina ou se tiver sofrido alterações na visão ou lesões na retina causadas por um medicamento para a malária.
As crianças não devem fazer tratamentos prolongados com o Hydroxychloroquine.
Não se sabe se o Hydroxychloroquine será prejudicial para o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou a planear engravidar durante o tratamento com este medicamento.
A malária é mais susceptível de causar a morte de uma mulher que se encontre grávida. Se estiver grávida, fale com o seu médico sobre os riscos de fazer uma viagem para regiões onde a malária seja comum.
Não se sabe se o Hydroxychloroquine passa para o leite materno ou se poderá ser prejudicial para o bebé. Se estiver a amamentar, não tome Hydroxychloroquine sem falar primeiro com o seu médico.
Como devo tomar este medicamento?
Tome este medicamento exatamente como prescrito pelo seu médico.
Tome Hydroxychloroquine à refeição ou com um copo de leite, a não ser que o seu médico lhe diga o contrário.
Normalmente, o Hydroxychloroquine é tomado apenas uma vez por semana. Se estiver a tomar este medicamento semanalmente, escolha o mesmo dia da semana para fazê-lo.
Para prevenir a malária: Comece a tomar o medicamento duas semanas antes de entrar numa região onde a malária seja comum. Não pare de tomar regularmente o Hydroxychloroquine durante a sua estadia e durante, pelo menos, oito semanas depois de sair dessa região.
Para tratar a malária: O seu médico pode recomendar uma dose única de Hydroxychloroquine ou uma dose inicial alta seguida de uma dose mais fraca nos últimos dois dias do tratamento. Siga as instruções do seu médico.
O que pode interferir com este medicamento?
O Hydroxychloroquine pode ser prejudicial para o fígado. Este efeito é intensificado quando estiver a tomar também outros medicamentos prejudiciais para o fígado. Pode ser necessário ajustar a dosagem ou fazer exames especiais se tiver tomado recentemente:
- paracetamol;
- antibióticos, medicamentos antifúngicos, de sulfa ou para a tuberculose;
- pílulas contracetivas ou terapia de reposição hormonal;
- medicamentos para a pressão arterial;
- medicamentos oncológicos;
- medicamentos para baixar o colesterol;
- medicamentos para a gota ou artrite;
- medicamentos para o HIV/SIDA;
- medicamentos para o tratamento de distúrbios psiquiátricos;
- um AINE; ou
- medicamentos anti-convulsivos.
Efeitos secundários comuns:
- dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, sensação de cabeça à roda;
- náuseas, vómitos, dor de estômago;
- perda de apetite, perda de peso;
- alterações de humor, sensação de nervosismo ou irritação;
- erupções cutâneas ou prurido; ou
- queda de cabelo.